terça-feira, 8 de maio de 2012

O que é a ACEPI


A Associação dos Cegos do Piauí – ACEP é uma entidade particular de interesse social, criada em 21 de junho de 1967 no intuito de ter como compromisso de criar uma entidade que representasse e ao mesmo tempo se destinasse a promover as pessoas cegas e/ou de visão subnormal.

Reconhecida pela utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal, com sede de cerca de 3.500 m² de área construída, abriga setores de essencialidade pessoas cegas e de baixa visão.

A Instituição oferece vários tipos de serviços, dentre eles: reforço escolar especializado no ensino fundamental e médio, curso de pré-vestibular, alfabetização pelo sistema Braille, adaptação, aulas de locomoção e mobilidade, práticas de atividades diárias, esporte, lazer e cultura.

Para atendimento com atividades escolares, as ACEP tem o Centro de Habilitação e Reabilitação para Cegos – CHARCE, atendendo aos alunos com deficiência visual, e Jardim de Infância Tia Graça Neri, atendendo as crianças na faixa etária de 3,5 a 6 nos, nas atividades da pré-escola, envolvendo crianças cegas e crianças ditas normais da comunidade. São cerca de 896 associados, no entanto o atendimento diário é feito para cerca de 250 nas diversas modalidades de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário