terça-feira, 20 de março de 2012

Associados participam de curso com fonoaudióloga


 
Foto: Comradio do Brasil

“Sempre quis participar de uma aula de fonoaudiologia para treinar minha voz, quando comecei escutar minha voz no rádio vi que tinha essa necessidade de aperfeiçoar o meu modo de falar ”, diz Francisco de Assis (Chicão), associado da Associação dos Cegos do Piauí. Chicão que faz parte do Projeto Um Olhar para a Cidadania, realizado pela Comradio do Brasil, e participa durante toda esta semana de mais um módulo do curso de habilitação profissional em Rádio.

Neste módulo os alunos estão aprendendo como falar corretamente, reconhecerem suas vozes para assim, perceberem suas limitações, com isso vão poder entender os objetivos do treinamento vocal.

Foto: Comradio do Brasil

Segundo a monitora, Dállete Miracles, esse módulo vai despertar a curiosidade dos alunos para melhorar e fazer com que eles percebam como estão usando suas vozes. “Esperamos que os alunos aprendam como posturar a voz no trabalho para que saiam satisfeitos com o que aprenderam no módulo colocando em prática no seu dia a dia”, diz.

Foto: Comradio do Brasil

“Espero obter bastante conhecimento a respeito dos nossos hábitos e mudar o que tiver que ser mudado”, declara o aluno Luiz Sampaio.

Por Marília Andrade

sexta-feira, 16 de março de 2012

Elmano fortalecerá apoio à Associação dos Cegos

O prefeito Elmano Férrer anunciou na manhã desta quinta (15) que pretende fortalecer o apoio às ações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social desenvolvidas na Associação dos Cegos do Piauí (Acep). O anúncio foi feito durante reunião na sede da entidade.

"A Prefeitura já mantém um convênio com a associação e o que queremos agora é encontrar um caminho para que possamos ajudar ainda mais no aprimoramento do trabalho desenvolvido na Acep", justificou Elmano.


A dona de casa Cristiane Araújo, 32, recebeu com alegria essa informação. Ela é moradora do bairro Porto Alegre, zona Sul, e tem uma filha, a pequena Maria Clara, de nove anos, que é deficiente visual e depende dos serviços oferecidos na Acep para ter uma vida com mais dignidade. "É aqui na Acep que minha filha tem a oportunidade de ter educação e desenvolver suas relações sociais. Por isso é tão importante esse apoio não só da Prefeitura como também de outros setores da sociedade", comenta a dona de casa.


A Acep não tem fins lucrativos e funciona com a ajuda tanto do poder público, como também da iniciativa privada. Ela atende 1.079 pessoas, entre cegos e indivíduos com baixa visão, oferece psicólogo e serviços educacional e social. O presidente, Janilton Marques, presidente do órgão, apresentou ao prefeito as demandas da associação durante o encontro e disse estar confiante que ele se empenhará para que todas as solicitações apresentadas serão atendidas.


Acessibilidade


Além de anunciar apoio às atividades da Acep, Elmano ainda confirmou que em 2012 as ações e projetos que visam garantir acessibilidade a todas as pessoas que, por motivos permanentes ou transitórios tenham alguma dificuldade de locomoção, receberão uma atenção especial por parte da Prefeitura de Teresina.

Entre os investimentos que já foram implementados pela administração municipal, o prefeito citou a implantação de cinco semáforos sonoros nas vias mais movimentadas da cidade, por onde circulam diariamente centenas de pedestres. Além do alerta auditivo, os semáforos também contam com sinalização em braile. "Dessa forma estamos assegurando que todos exerçam com plenitude um direito constitucional, que é o de ir e vir", finaliza Elmano.



Fonte: Semcom